domingo, 20 de fevereiro de 2011

Depois do Ponto Final


Não basta decidir ficar longe, é preciso ser forte. É preciso lutar contra os seus pensamentos, medos, sentimentos abafados e reprimidos. É preciso ser forte a cada instante, pra não demonstrar que no lugar que ele habitava, ficou um buraco que você não sabe como fechar.
No 1º dia parecia ser fácil. Eu sentia tanta raiva que jurava à mim mesma a impossibilidade de desejar ou sentir algo por ele novamente. Nos dias que se seguiram, o buraco começou a se abrir, e mesmo com raiva, era inevitável sentir a falta de todo o afeto que trocávamos um ao outro.
Hoje eu comecei a pensar no quanto deixamos de viver momentos bons para dar espaço para brigas e discussões sem sentido. Lembrei dos meus erros, do meu jeito mimado querendo que tudo fosse perfeito. E lembrei do seu jeito... Pensei em como estava infeliz por sustentar expectativas que jamais se realizariam.
Sem ele, eu não tenho mais motivos pra chorar nos fins de semana.
Sem ele, eu não preciso mais me preocupar em ser boa o bastante. Não preciso mais perder tempo tentando mostrar o que poderia ser melhor. Não preciso me preocupar em qual de suas agendas estará marcado um horário pra nós.
Hoje eu comecei a pensar que pode ser muito difícil me acostumar sem os sentimentos bons que ele me trazia. É realmente muito difícil saber que quando bater saudade, não posso correr para encontrá-lo. Mas comecei a pensar que a partir de agora, a vida tá me dando uma chance...de liberdade. De possibilidades, e acima de tudo, de felicidade.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ponto final.

Eu passei a tarde pensando em como as pessoas são confusas, indecifráveis..ou mentem, ou não sabem o que querem, mas certamente, são extremamente egoístas.
Quando for dizer alguma coisa, diga se tiver certeza. Quando disser eu te amo, lembre-se que alguém pode acreditar.
Claro que já cometi esse erro. Acho que todos cometem.. dizer algo que não tem certeza.. Já disse "adeus" quando queria ficar perto.. e já disse "vem", quando não era bem isso que eu gostaria.
O fato é que hoje, eu gostaria de não ter ouvido nada, dito nada, vivido nada.. Até o nada seria mais confortante.
Eu gostaria de não sentir essa vontade louca de mudar tudo o que passou... de deletar tudo, como se fosse um filme ruim... uma foto borrada, ou um desenho mal feito.
Eu gostaria de sair gritando por aí que está tudo bem, e amanhã, vai ser tudo ainda melhor.
O amor pode não ter acabado, mas há coisas tão mais importantes que é preciso levar em conta .O respeito, a dedicação, a confiança...
E você sempre sabe quando e porquê é hora de acabar.
É preciso encarar o fim, é preciso acordar de manhã e replanejar o dia, os pensamentos, até as músicas... Mas é preciso se amar um pouco mais, pra encarar a vida de frente, e perceber que há muito mais além de qualquer dor que possa existir...




" Eu que pensei que eu sabia tudo
Mas se é você, eu não sei nada
Quando ouvi a canção, era madrugada
Eu vi você, até senti tua mão
Achei até que me cabia bem, como uma luva
Mas veio a chuva, e ficou tudo tão desigual.."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Surtar ou seguir em frente?

A cada momento, cada instante, você tem sempre dois caminhos a seguir. E a escolha, é sempre sua. Ela pode doer, machucar, te tirar a fome e te fazer enxergar tudo cinza... Mas a escolha é sempre sua. Escolher sofrer por um amor já desgastado,é como assinar uma sentença..É acreditar que as pessoas podem mudar, quando no fundo, você sabe que isso é impossível. Escolher seguir em frente por um amor estranho e confuso, é ter coragem pra sofrer.
Quando não é possível mais rir um do outro, você tem duas opções...pode seguir em frente, sozinha.. Ou surtar... você pode até passar 1 ou 2 dias, achando que dessa vez as coisas serão diferentes, mas uma hora ou outra, acaba acontecendo.Você surta..por se importar demais, por desejar demais, por amar sozinha... Daí as brigas voltam, os medos, as incertezas.. É um ciclo.. A paixão é viciosa. Ela toma seu corpo, sua mente. E ouse ficar sem, ouse se achar independente, ela toma a beleza das coisas..A paixão é mais do que uma escolha, é um dever. O que conforta, é acreditar, que um dia acaba. E mesmo que fique o amor, aind haverá a beleza das coisas.

"Egoísmo amargo este do amante: querer ser um onde há dois; querer lutar com o espaço, com o tempo, com o limite!"
Fernando Gonzélez

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Verdade seja dita!

Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB),
produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos
chegar ao fundo do poço...A décima terceira (está indo longe!) edição
do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser
difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho
atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu
fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo,
principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema
banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado
dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos
“heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra
gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza
ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a
realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu
um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas
parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do
“zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o
negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou
piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta,
a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM
que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e
escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro
de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente
bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se
morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte
da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da
dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro
repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e
meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,
chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros,
profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os
professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores
incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com
dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida
por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a
isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças
complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais
saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs,
voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de
carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna
heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam
suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como
mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não
acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos
telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro
estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à
criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e
moral.


E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a
"entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da
Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de
pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta
centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e
setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil
reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia
se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia,
alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de
5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e
indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário
Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...,
estudar.... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... ,
telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar
com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir
o que ainda
resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A arte de tomar decisões

Até você conhecer o cara certo, todo relacionamento tem um ciclo de vida: princípio, meio e fim.
Tão difícil quanto achar o cara certo, é reconhecer o fim de um relacionamento. Depois de meses ou anos, planejando, sonhando, amando.. Você percebe que inevitavelmente, alguma coisa ficou pra trás. É difícil assumir pra si mesma que acabou. Que você não consegue ao menos distinguir ou definir o que sente. Se é amor, comodismo, dependência. Os motivos podem ou não existir. Um relacionamento pode acabar pelo simples fato de...falta de paixão. Apaixonar-se é não enxergar os defeitos, e entregar-se acreditando que será eterno. Quando a paixão acaba (e não estou falando do amor), você enxerga os defeitos, que parecem tão maiores do que você imaginou, então você não sabe mais se a pessoa não é a mais mesma ou se você está ficando louca. Você tenta desesperadamente fazer com que a pessoa enxergue a tal "mudança", numa tentativa frustrada de trazer de volta aquele sentimento.
Quando você percebe que não consegue mais fazer um ato apaixonado, como um e-mail romântico, um video com suas fotos preferidas, ou mesmo, planejar algo juntos...É hora de atentar-se. O seu relacionamento pode estar morrendo. E não, não estou exagerando! Nenhuma mulher pretende nem gosta de viver num relacionamento sem a graça de uma surpresa, sem sentir um frio na barriga, sem jantares românticos...Porque toda mulher (por mais independente que seja) precisa se sentir prioridade, precisa se sentir especial. Sem isso, não há paixão ou relacionamento que aguente. O amor, certamente, prevalece. Momentos de surtos são naturais. Querer voltar ao começo, querer que as coisas melhorem, quase um "começar do zero"..Mas nos momentos de sanidade, você sabe que é impossível fazer o que está apagado se acender. É preciso mais do que amor e vontade. Pra que o relacionamento seja "o certo", é preciso mais do que isso, é preciso respeito e principalmente,cumplicidade. Não deixe o individualismo e a arrogância competir com o amor. Acredite, eles sempre ganham.